Depressão masculina diminui chance de sucesso em tratamento para gravidez
A depressão está associada a menores chances de ter um bebê. É o que sugere um estudo publicado pelo National Institute of Health, dos Estados Unidos. A pesquisa descobriu que a chance de um casal obter sucesso em um tratamento para gravidez é 60% menor quando o homem tem depressão, em comparação a casais em que o parceiro do sexo masculino não apresenta a doença.
Em pesquisas anteriores, os cientistas observaram que 41% das mulheres que procuram tratamentos de fertilidade apresentavam sintomas de depressão. Já nos homens, que também procuraram tratamento, o número chegou a 50%. "Nosso estudo fornece aos pacientes com infertilidade e seus médicos novas informações a serem consideradas ao tomar decisões de tratamento", diz a autora Esther Eisenberg.
Leia também:
- Como identificar a depressão em diferentes fases da vida?
- Idosos com dor no joelho têm mais chances de desenvolver depressão
- "Técnica de respiração me tirou da depressão", diz senhora de 80 anos
Como o estudo foi feito
Os pesquisadores combinaram dados de dois estudos anteriores financiados pela Rede de Medicina Reprodutiva. Um estudo comparou a eficácia de dois medicamentos indutores de ovulação para o estabelecimento da gravidez em mulheres com síndrome dos ovários policísticos.
O outro estudo comparou a eficácia de três drogas indutoras da ovulação em casais com infertilidade inexplicada. Em cada estudo, homens e mulheres responderam a um questionário projetado para rastrear a depressão. Apenas as mulheres foram perguntadas se estavam tomando algum antidepressivo.
Dos dois estudos, os pesquisadores analisaram dados de 1.650 mulheres e 1.608 homens. Entre as mulheres, 5,96% foram classificadas como tendo depressão, em comparação com 2,28 % dos homens.
Os resultados apontam que mulheres que fizeram tratamento para engravidar e usam remédios para controlar a depressão têm cerca de 3,5 vezes mais risco de perderem o bebê no primeiro trimestre, em comparação com aquelas que não tomam antidepressivos. Já os casais em que o parceiro do sexo masculino apresenta depressão têm 60% menos chance de engravidar, do que aqueles em que o parceiro não apresenta a doença.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.