Pessoas com sangue tipo A são mais vulneráveis a diarreia infecciosa
Existem quatro grupos sanguíneos: A, B, AB e O, determinados pelos genes deixados por seus pais. Mas apenas um deles torna você mais vulnerável a uma infecção grave causada por um tipo da bactéria Escherichia coli, incluindo a “diarreia do viajante”: o tipo A. Embora os sintomas possam variar de pessoa para pessoa, essa doença geralmente é definida por três ou mais episódios de diarreia em 24 horas e é ocasionalmente acompanhada de cólicas abdominais, náuseas e vômitos.
Anteriormente, um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, observou que crianças em Bangladesh com sangue tipo A eram mais vulneráveis ??a infecções diarreicas graves do que outras. Agora, um estudo publicado no periódico Journal of Clinical Investigation mostrou que, após testes em voluntários, essa relação realmente existe e tem uma explicação.
Leia também:
- Pessoas com sangue tipo O têm maior risco de morte por lesões graves
- Como tratar a diarreia com a alimentação? Coma maçã e purê de batata
- Seu estômago não está legal? Couve, brócolis e pimenta reduzem dores
Os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, avaliaram 106 voluntários adultos com numerosos tipos sanguíneos. Esses indivíduos foram expostos a um tipo de E. coli que produz uma toxina que afeta os intestinos. Como resultado, “os voluntários do grupo sanguíneo A desenvolveram diarreia severa com mais frequência do que os indivíduos de outros grupos sanguíneos”, afirmaram os cientistas no artigo.
Após testes, pesquisadores conseguiram explicar o motivo
Você deve estar se perguntando qual a relação entre o sangue o número de vezes que você vai ao banheiro. Segundo os cientistas, parece que esse tipo específico de E. coli, que causa a “diarreia do viajante”, produz uma proteína que preferencialmente se liga a um grupo de moléculas chamadas glicanos, em pessoas com sangue tipo A. Essas moléculas são expressas nas superfícies das células dentro do intestino delgado, permitindo que as bactérias aumentem seu número de toxinas no corpo, o que torna essas pessoas mais vulneráveis à doença.
Com essa descoberta, os pesquisadores acreditam que vacinas feitas sob medida podem proteger pessoas do grupo sanguíneo tipo A (de viajantes a crianças que moram em locais sem saneamento básico). Os autores do estudo também alertam: independentemente se você tiver ou não sangue tipo A, lembre-se de sempre ter uma boa higiene.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.