Câncer de mama: dieta com baixo teor de gordura aumenta chances de cura
Um novo estudo publicado no periódico JAMA Oncology mostrou que consumir menos gordura após o diagnóstico de câncer de mama pode aumentar as chances de a mulher sobreviver à doença.
Os pesquisadores, além de reexaminarem os resultados de um ensaio clínico feito entre 1993 e 1998 com 48.835 mulheres na pós-menopausa, também fizeram seu próprio estudo. Eles analisaram 19.541 mulheres diagnosticadas com câncer de mama e que reduziram a ingestão de gordura em 20% e aumentaram a quantidade de frutas e vegetais que consumiam. Os pesquisadores também examinaram um grupo controle de 29.294 pacientes com câncer de mama que continuaram suas dietas habituais.
Veja também:
- Cientistas criam anticorpo que pode ajudar a tratar câncer de mama
- Nível de gordura corporal elevada aumenta risco de câncer de mama
- Bati meu seio e estou com dor. Pancada pode causar câncer de mama?
As intervenções na dieta duraram, em média, 8,5 anos, enquanto a análise realizada pelos pesquisadores durou cerca de 11,5 anos após o diagnóstico.
O estudo revelou que "a sobrevida global do câncer de mama foi significativamente maior para as mulheres no grupo que sofreu intervenção na dieta do que o grupo que manteve a dieta habitual". A taxa de sobrevivência de 10 anos para as mulheres que consumiram menos gordura foi de 82%, em comparação com 78% no grupo de controle.
Além disso, menos mortes foram registradas no grupo que consumiu pouca gordura, em comparação ao que manteve a dieta. Especificamente, 120 mulheres morreram no grupo de controle e apenas 68 no grupo que sofreu a intervenção. Os pesquisadores concluíram que uma mudança simples como essa na dieta pode ser capaz de influenciar o resultado do câncer de mama.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.