Como o uso de smartphones e tablets à noite pode atrapalhar seu sono
Você já percebeu que mexer no celular ou no tablet pouco antes de dormir prejudica o seu sono? Acredite, a alteração do sono por causa desses aparelhos não é impressão sua. De acordo com um novo estudo, isso realmente ocorre.
Os cientistas analisaram nove pessoas que passaram 10 noites em um laboratório do sono. Por cinco noites consecutivas, eles leram textos no iPad antes de dormir e por outras cinco noites, leram em papel impresso. Em ambos os cenários, eles leram em uma sala mal iluminada até se sentirem prontos para dormir.
Veja também:
- "Cheguei no meu limite", diz Armandinho sobre uso de celular
- Comer usando celular aumenta o consumo calórico em até 20%
- Ver notificações do celular três vezes ao dia é menos estressante
O experimento, publicado nesta semana no periódico Physiological Reports, descobriu que, quando as pessoas usaram tablets ao invés de papel, elas selecionaram um horário para dormir mais tarde e demoraram mais para pegar no sono. Segundo os cientistas, o organismo dos voluntários também suprimiu e atrasou o horário de secreção dos níveis de melatonina, o hormônio que regula o sono.
Além disso, os usuários de iPads relataram períodos de sono REM reduzidos e se sentiram menos sonolentos à noite e menos alertas pela manhã depois de usar o dispositivo eletrônico.
"Esses dispositivos não são benignos", diz a coautora do estudo, Jeanne F. Duffy, uma neurocientista do Hospital Brigham and Women, em Boston, nos Estados Unidos. “Eles têm efeitos biológicos em nós. Podem ser ruins para adultos, mas piores para crianças e adolescentes que já não dormem o suficiente.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.