Leu demais e sua visão pifou? Tempo de estudo está relacionado à miopia
A gente acha que quem usa óculos fica com mais cara de nerd, não é? E isso pode ter uma explicação científica. Brincadeiras à parte, um novo estudo sugere fortemente que quanto mais tempo você gastou com sua educação, maior a chance de ter miopia. A pesquisa foi publicada no periódico científico BMJ.
A miopia é uma forma comum de deficiência visual e se dá quando a pessoa tem dificuldade de ver o que está mais distante.
Veja também:
- Miopia pode atingir metade da população mundial até 2050; entenda
- Fique de olho em 7 sinais de que você está precisando de óculos
- Não enxerga bem? Será que precisa de óculos multifocais?
Estudos mostram que, até 2050, cinco bilhões de pessoas terão miopia e mais de um bilhão terá alta miopia, uma condição que aumenta o risco de descolamento de retina, catarata e glaucoma.
Cientistas da Universidade de Bristol e da Universidade de Cardiff, ambas no Reino Unido, decidiram explorar se a educação aumenta diretamente o risco de miopia. Os pesquisadores examinaram dados genéticos de 67.798 homens e mulheres entre 40 e 69 anos.
Foram analisadas 44 variações genéticas que estavam previamente associadas à miopia, assim como 69 variações genéticas ligadas ao número de anos gastos em educação.
Como resultado, o estudo revelou que cada ano de educação estava relacionado com mais miopia. Ou seja, a próxima vez que alguém reclamar que você, míope, não o reconheceu no shopping, responda que não é falta de educação, é só excesso de aprendizado.
Mais especificamente, cada ano de educação contribuiu para um erro de refração anual de -0,27 dioptrias. “Assim, usando o sistema educacional do Reino Unido como referência, o efeito cumulativo de mais anos na educação sobre a visão significa que alguém que frequenta a universidade teria ao menos um grau de miopia a mais do que quem largou a escola aos 16 anos”.
Se você tem a visão perfeita, saiba que um grau já é o suficiente para afetar a capacidade de dirigir.
“Este estudo mostra que a exposição a mais anos na educação contribui para o aumento da prevalência de miopia e destaca a necessidade de novas pesquisas e discussões sobre como as práticas educacionais podem ser melhoradas para alcançar melhores resultados sem afetar negativamente a visão”.
Siga o VivaBem nas redes sociais
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.