Pano de prato pode contribuir para intoxicação alimentar. Saiba como
Sabe aquele pano de prato que é usado para várias coisas dentro da cozinha? Então, ele pode ter milhões de bactérias e até causar intoxicação alimentar. Pelo menos é o que sugere um estudo conduzido pela Universidade de Mauritius, na África, que investigou o crescimento de patógenos em panos de cozinha.
As evidências foram apresentadas durante o congresso da Sociedade Americana de Microbiologia, em Atlatanta (Estados Unidos), entre os dias 7 e 11 de junho. Os cientistas levaram em consideração 100 toalhas e quantas pessoas da mesma família iriam manuseá-las.
De acordo com os especialistas, 49% dos panos coletados tiveram crescimento bacteriano que aumentou em número com família extensas, presença de crianças e aumento do tamanho da família.
Veja também:
- Novo antibiótico trata superbactérias em camundongos pela primeira vez
- Antibiótico considerado pouco eficaz pode combater superbactérias
- É verdade que álcool corta o efeito do antibiótico?
Os panos usados para utensílios de limpeza, secagem das mãos, utensílios quentes e para limpar superfícies tiveram uma contagem bacteriana maior do que toalhas de uso único. Além disso, o risco de ter coliformes (Escherichia coli) foi maior em toalhas úmidas do que nas secas e em toalhas multiuso.
"Neste estudo, investigamos o potencial papel dos panos na contaminação cruzada na cozinha e vários fatores que afetam o perfil microbiano e a carga de toalhas nesse ambiente", disse Susheela D. Biranjia-Hurdoyal, uma das autoras do estudo. "Também descobrimos que o tipo de uso e toalhas de cozinha úmidas podem ser muito importantes na promoção o crescimento de potenciais patógenos responsáveis pela intoxicação alimentar. "
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.