Não curte musculação? Tenha bom resultado na academia com aulas coletivas
Você até tem vontade de fazer academia, mas não se empolga com os exercícios de musculação e o treino que "sempre" tem 3 séries de 12 repetições? Uma boa opção pode ser experimentar algumas aulas coletivas. Música, quebra da monotonia, novos exercícios, estímulos para o corpo todo e o incentivo dos colegas são só alguns dos ingredientes que contribuem para obter bons resultados com esse tipo de atividade.
“A principal vantagem dos treinos coletivos em relação à musculação é ter treinos mais dinâmicos, realizados em grupo e com grande intensidade e motivação”, afirma Fábio Ferreira, professor da Bio Ritmo Academia. Por isso, as aulas estão entre as principais tendências fitness deste ano, segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM).
Veja também:
- 8 táticas para você queimar mais calorias no treino
- Corro, corro e não emagreço. O que estou fazendo de errado?
- 4 sinais que indicam que seu treino está leve demais
Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da academia Cia Athletica, diz que as pessoas que gostam desse tipo de prática podem ser divididas em dois grupos: o primeiro é formado pelos mais competitivos, que normalmente optam por aulas de luta, treinamentos do tipo militar ou esportes; enquanto o segundo reúne pessoas que gostam de interação e novidade, que frequentam aulas coreografadas com músicas, por exemplo. “O primeiro grupo tem bem claro o seu objetivo, e é determinado a atingi-lo a qualquer custo. Já para o segundo perfil, o foco está na experiência e na socialização, o que acaba ajudando a atingir suas metas”, diz.
Seja qual for o seu estilo, confira abaixo uma lista de motivos para turbinar o seu treino com as aulas em grupo.
1 - Mais motivação
A música é um dos principais ingredientes de muitas aulas e faz com que você dê o seu máximo mesmo quando aparecer os primeiros sinais de cansaço. Esse benefício é comprovado pela ciência. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Brunel (Reino Unido), uma boa playlist pode bloquear a fadiga, aumentar a sensação de vigor e ajudar a manter o ritmo dos movimentos durante o treino.
Além do som, outro fator que ajuda a garantir a motivação é a presença do professor. Ele incentiva você a terminar o exercício na hora que bate aquela vontade de parar.
2 - Incentivo da turma
Sabe aquele dia em que ficar no sofá parece ser uma ideia muito melhor do que malhar? Ao fazer aulas em grupo você sempre tem amigos para mandar uma mensagem e incentivá-lo a vencer a preguiça.
“Além da aula em grupo ser uma atividade prazerosa, o aluno consegue se sociabilizar, algo que na musculação não é tão fácil, já que cada um tem um treino e o faz sozinho”, diz Denis Timote da Silva, educador físico da Needs Academia.
3 - Trabalha o corpo todo
Sim, existem aulas focadas em trabalhar um só grupo muscular, como as de abdominal. Mas a maioria delas tem exercícios que fortalecem vários músculos de uma só vez --e isso ainda proporciona grande gasto calórico.
“Muitos treinos são completos e trabalham todas as capacidades (resistência, agilidade, força, velocidade, potência etc.), como os de alta intensidade e curta duração, em que o aluno consegue desenvolver toda a parte muscular, sem ter a necessidade de complementar com um treino de musculação”, diz Fábio Ferreira.
4 - Variação dos estímulos
Em muitas aulas, os exercícios mudam a cada dia. Isso é bom não só para fazer com que você se sinta sempre desafiado, como também para oferecer novos estímulos ao corpo e evitar que ele se adapte ao treino --o que depois de um certo tempo tende a reduzir os ganhos na atividade física.
5 - Para todos os objetivos e níveis
Há aulas para praticamente todo tipo de objetivo: emagrecer, definir o corpo, ganhar força, aumentar a flexibilidade. E elas podem ser feitas por pessoas com qualquer nível de preparo físico.
“Nenhum aluno precisa ter experiência ou pleno condicionamento para participar dos treinos coletivos. Todos os exercícios podem ser adaptados e ajustados pelo professor conforme o nível da pessoa”, explica Fábio Ferreira.
Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.