Consumo de refrigerante caiu mais de 50% e brasileiros estão comendo melhor
Não é de hoje que os médicos alertam que o consumo excessivo de refrigerante pode trazer sérios problemas à saúde, como obesidade e diabetes. A boa notícia é que, pelo menos aqui no Brasil, as pessoas estão tomando menos a bebida.
A informação é do Ministério da Saúde, que divulgou na última segunda-feira (18) a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Apesar de confirmarem que a obesidade é um grande problema em nosso país, os dados mostram que o brasileiro está ficando um pouco mais saudável.
As pessoas estão tomando menos refrigerantes e sucos artificiais (queda de mais de 50% em dez anos), praticando atividade física no tempo livre e comendo mais frutas e hortaliças.
Leia também:
- Coca-Cola com fibras recebe selo de alimento saudável no Japão
- Anéis de latinha realmente se "transformam" em cadeira de rodas?
- Melhor ir de água: bebidas açucaradas estão mesmo relacionadas à obesidade
Obesidade cresce mais entre os jovens
Na Vigitel feita entre fevereiro e dezembro de 2017, foram entrevistadas, por telefone, mais de 53 mil pessoas de 26 capitais e do Distrito Federal, todas maiores de 18 anos. Embora os resultados apontem que nossos hábitos estão melhorando, um em cada dez brasileiros são obesos e mais da metade da população nas capitais está acima do peso.
Além disso, a pouca preocupação dos jovens com a saúde é preocupante: o número de pessoas obesas com idade entre 18 e 24 anos cresceu 110%. Na faixa dos 25 aos 34 anos, o aumento foi de 69%.
A obesidade e sobrepeso podem contribuir para desencadear problemas como hipertensão e diabetes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.