Mal lavada, salada pronta para consumo pode ter até 1 milhão de bactérias
Pedir uma salada no delivery parece ser melhor opção para a saúde do que um lanche, certo? Não é sempre assim. Obviamente, verduras e legumes são alimentos nutritivos, que trazem muitos benefícios ao organismo, desde que estejam bem lavados quando forem consumidos crus.
Uma pesquisa feita pelo Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, em Campinas, apontou que 90% das saladas prontas para consumo de estavam contaminadas. E algumas delas continham até um milhão de germes.
Veja também:
- Não se engane! 12 alimentos que não são tão saudáveis assim
- Comer gordura não vai deixá-lo mais gordo; pode até emagrecer
- Quer mudar cardápio? Cientistas elegem dietas mais saudáveis de 2018
Os pesquisadores analisaram saladas de 12 delivery e oito fast-food. Apenas duas amostras não tinham um número maior de bactérias do que o tolerável pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E algumas delas carregavam dez vezes mais micro-organismos do que o aceitável.
Segundo os cientistas, as bactérias presentes nos alimentos podem causar infecções intestinais, pulmonares e até faringite. Em 11 amostras também foram encontradas a Escherichia coli, principal indicativo de contaminação fecal.
Lave bem antes de comer
Obviamente, deixar de comer salada está longe de ser a solução. Quando estiver na rua, procure consumir esse alimento em restaurantes confiáveis. E, em casa, lave bem os vegetais crus antes da refeição, mesmo quando pedir comida pronta.
O ideal é deixar frutas, verduras e legumes de 10 a 15 minutos de molho em uma solução com 10 ml de água sanitária e 1 litro de água potável. Depois, enxágue bem os alimentos.
VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.