É melhor comprar chá em sachê, solto na caixa ou a granel?
Durante muito tempo, os chás para infusão assistiram das gôndolas ao sucesso da bebida vendida pronta, que agrada vários brasileiros. No entanto, com o aumento da busca por produtos mais naturais, muitos consumidores voltaram suas atenções para as opções feitas com folhas, flores e frutas secas, e a expectativa do mercado é que sua venda cresça 50% entre 2013 e 2018.
Pois saiba que os benefícios para a saúde não são o forte dos chás de caixinha vendidos em supermercados, pois eles são industrializados. Mas o produto pode oferecer uma experiência muito agradável graças a seu sabor e aroma, além de ajudar a aquecer o corpo no inverno e a refrescar no verão.
Na maioria dos casos o que importa é se ela está intacta
A maior parte dos chás encontrados em supermercados vêm fracionados em sachês feitos de microfiltros, acondicionados em caixinhas de papel. Mas existem alguns em que todo o produto está solto dentro de potes de plásticos ou vidro, caixa de papelão ou saco plástico. No que diz respeito à qualidade e à conservação, não existem diferenças significantes entre eles, mas é importante que a embalagem esteja muito bem fechada na hora da compra.
Prefira os que não estão em saquinhos plásticos
A melhor forma de acondicionar plantas secas é em embalagens que permitam que elas respirem, por isso, esse tipo de invólucro não é a melhor opção.
Cuidado com chás vendidos a granel
São aqueles dispostos em grandes quantidades que são fracionados na hora da compra. A questão nesse caso é que fica difícil ter a certeza de que aquele produto é de fato o que está anunciado.
Nos supermercados encontramos uma infinidade de tipos de chá. As ervas usadas na sua fabricação oferecem benefícios diversos, o de hortelã favorece a digestão e o de erva-cidreira é calmante, por exemplo, mas muitos têm como principal finalidade agradar os nossos sentidos, em especial o olfato e o paladar.
Confira sempre a lista de ingredientes
É importante que nela haja o nome botânico da planta para nos certificarmos do que vamos ingerir, já que muitas ervas são conhecidas por vários nomes. Além disso, o ideal é que não haja corantes em sua composição.
Mapa do rótulo
- Ingredientes do chá
- Nome botânico das plantas utilizadas na sua composição
Informação nutricional
Não há valore significativo de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio.
Fonte: Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta de São Paulo, presidente da Associação Paulista de Fitoterapia e idealizadora do Centro de Estudos em Fitoterapia e Saúde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.