Ômega 3 pode ser um aliado no tratamento da psoríase
O ômega 3 é um tipo de gordura insaturada, composta por ácidos graxos essenciais (DHA e EPA). Essas substâncias fazem parte da estrutura das células e não são produzidas pelo organismo. Por isso, é importante ingerir o nutriente por meio de alimentos ou suplementos.
Diversos estudos já demonstraram que o ômega 3 traz muitos benefícios à saúde, incluindo melhora nas condições da pele e do coração. Agora, uma revisão abrangente de estudos científicos, publicada no jornal da American Academy of Dermatology, mostrou que também melhora os sintomas da psoríase, doença na qual as células da pele se acumulam e formam escamas e manchas secas que causam coceira.
Veja também:
- Quer viver 10 anos a mais e com saúde? Saiba o que incluir no cardápio
- Quer perder peso? Punhado de nozes pode ajudar a controlar apetite
- Sem remédio: refluxo pode ser tratado com dieta mediterrânea
Os benefícios incluíram diminuição da vermelhidão da pele, da coceira, da descamação e da inflamação. Os pesquisadores ainda sugeriram que quando tomado por via oral, o suplemento foi mais eficaz durante um período de três meses ou mais.
Além de reduzir os sintomas apresentados na pele, o ômega 3 também pode ajudar a diminuir riscos à saúde em longo prazo. Isso porque pessoas com psoríase são mais propensas a desenvolver problemas cardíacos.
Qual dosagem tomar?
Para obter os benefícios do ômega 3, o ideal é certificar-se de que o suplemento contém um equilíbrio de EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico). Estes estão presentes na maioria dos suplementos de óleo de peixe.
O recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é a ingestão entre 2 g a 4 g ao dia de ômega 3 (EPA e DHA). O melhor é tomar seu suplemento durante ou logo após as refeições para obter melhores efeitos. No entanto, antes de consumir o óleo para psoríase --ou qualquer outro problema --, o correto é conversar com seu médico. Isso porque altas doses do óleo podem causar náusea, diarreia ou outros problemas digestivos.
Os suplementos são uma opção mais conveniente, especialmente quando a pessoa não come peixe ou frutos do mar. No entanto, o ômega 3 costuma ser melhor absorvido pelo organismo quando obtido a partir de fontes alimentares. Veja algumas fontes do nutriente:
- Salmão
- Srenque
- Sardinha
- Cavalinha
- Nozes
- Linhaça
- Semente de chia
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.