Remédio para pressão alta pode tratar diabetes tipo 1
Um novo estudo publicado no periódico Nature Medicine na segunda (9) descobriu que o verapamil, um medicamento usado para tratar pressão alta, também pode ser eficaz na estabilização dos níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 1, melhorando a sobrevivência e a função das células beta, produtoras de insulina.
"Esta é a primeira indicação de que temos algo em mãos que age de maneira muito diferente de qualquer tratamento para diabetes atualmente disponível, e nos permite melhorar a função das células beta do próprio paciente", diz Anath Shalev, autora do estudo e professora de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo da Universidade do Alabama em Birmingham, nos Estados Unidos.
Veja também:
- Jejum intermitente aumenta risco de diabetes tipo 2, diz estudo da USP
- Novidade no tratamento da diabetes: cientistas criam insulina em pílula
- Cura do diabetes? Transplante de células-tronco inibe tipo 1 da doença
Para chegar a essa conclusão, Shalev e sua equipe fizeram um experimento com 24 pacientes adultos que desenvolveram diabetes tipo 1 nos últimos três meses. Os resultados mostraram que, se o verapamil é tomado junto com a insulina, os pacientes precisam de menos insulina diariamente, têm menos episódios de hipoglicemia e mantêm bom controle glicêmico.
Shalev disse que, embora o verapamil seja aprovado apenas para reduzir a pressão arterial, ele é barato e está amplamente disponível para o público. Segundo ela, estudos anteriores mostraram que a droga pode melhorar as condições dos pacientes com diabetes tipo 2 também.
Agora, os pesquisadores querem expandir o estudo para incluir mais pacientes, especialmente crianças mais novas.
Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook ? Instagram ? Youtube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.