Sucesso pessoal e profissional podem ser genéticos, sugere estudo
Se sua vida está boa e você atingiu o sucesso em praticamente todas as áreas, saiba que isso pode estar associado ao seu gene. Pelo menos é o que sugere um estudo conduzido por cientistas da Duke University, nos Estados Unidos.
"Embora o DNA não seja o destino, ele tem algo a dizer sobre o tipo de pessoas que nos tornamos e o que alcançamos”, diz Daniel W. Belsky, principal autor do estudo.
Veja também:
- Você é sedentário? Sexo pode aumentar risco de problema cardíaco
- Sexo tem hora? Casal que sincroniza relógio biológico transa melhor
- Você é bom de olfato? Quem tem nariz apurado sente mais prazer
Mas a pergunta que não quer calar é: nós herdamos sempre o lado positivo dos nossos familiares? Para descobrir, a equipe se concentrou em cinco estudos longitudinais que examinam a mobilidade social. Uma correlação positiva entre a genética ligada à educação e a mobilidade social ascendente, segundo a teoria, sugere que os genes influenciam o sucesso, pelo menos em certa medida.
Os estudos - um da Nova Zelândia, três dos EUA e um do Reino Unido - ocorreram entre 1957 e 2013 e envolveram mais de 20 mil pessoas em diferentes gerações. Para medir a mobilidade social, os pesquisadores usaram vários padrões educacionais, econômicos e ocupacionais, incluindo status de educação, renda ocupacional e status profissional.
Apesar de cobrir diferentes países e grupos etários, todos os cinco mostraram uma correlação positiva entre pessoas com genética "ligada à educação" (referida como pontuação poligênica) e mobilidade social. Isso ocorreu independentemente da classe socioeconômica e, em alguns casos, até mesmo da família.
De acordo com o artigo, as notas poligênicas podem prever modestamente o sucesso educacional e econômico de uma pessoa. No entanto, vale ressaltar que ela representa apenas alguns pontos percentuais nas variações entre os indivíduos. Portanto, um resultado baixo não é preocupante nem prejudicial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.