Álcool é responsável por aumento de cirrose e câncer de fígado nos EUA
Uma das doenças mais comuns provocadas pelo excesso de álcool é a cirrose. A relação da bebida com o aumento do problema em jovens adultos foi confirmada por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e publicada no periódico BMJ, nesta quarta-feira.
A cirrose pode ser causada por vários problemas de saúde diferentes, incluindo hepatite C e doença hepática gordurosa. Mas os cientistas observaram que nos Estados Unidos, um número crescente de pessoas adquire a doença devido ao consumo excessivo de álcool.
Leia também:
- O que fazer para sentir menos fome?
- Afinal, beber água mata a fome e ajuda a emagrecer?
- Excesso de sal pode aumentar a sua fome e fazer você engordar
Durante o trabalho, a equipe notou que, de 1999 a 2016, o número de mortes causadas pela doença tem aumentado em 49 dos 50 estados. "Cada morte relacionada ao álcool significa décadas de vida perdida, famílias destruídas e perda de produtividade econômica. Além disso, o atendimento médico daqueles que morrem de cirrose custa bilhões de dólares", explica Elliot Tapper, um dos autores do estudo.
O maior crescimento médio de mortes relacionadas à cirrose por ano foi observado entre os adultos jovens, com um aumento de aproximadamente 10,5% a cada ano.
Durante o período de sete anos analisado nesse estudo, ocorreram 460.760 mortes relacionadas à cirrose. Destas, aproximadamente um terço foi devido a um tipo de câncer de fígado --chamado de carcinoma hepatocelular -- que decorre da cirrose.
Em 2016, o número de mortes causadas por esse tipo de tumor nos EUA dobrou em comparação a 1999, chegando a 11.073.
Os especialistas enfatizam que a doença hepática devido ao consumo de álcool é totalmente evitável e aconselham a implantação de medidas estratégicas, como a aplicação de impostos sobre a bebida e a limitação de anúncios que promovam seu consumo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.