Uso excessivo de mídias digitais pode aumentar déficit de atenção em jovens
Não é de hoje que os jovens estão cada vez mais conectados. Na palma da mão deles está a série favorita para assistir, a foto para postar nas redes sociais e a vida de famosos e amigos para seguir. Assim, as horas voam e os longos períodos no mundo digital passam desapercebidos. E o uso excessivo dessas plataformas pode afetar principalmente a parte cognitiva, de acordo com cientistas.
Em um novo estudo, feito pela Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos, e publicado no JAMA, pesquisadores mostraram que o alto uso de conteúdo digitais pode aumentar o risco de transtorno de déficit de atenção (TDAH) e hiperatividade entre os adolescentes.
Veja também
- Perdi 9 kg em 1 mês. Isso me deu força para vencer a depressão
- Pela boca ou pelo nariz? Qual o jeito certo de respirar ao correr?
- Exercícios pode reverter danos causados pelo sedentarismo
Durante o trabalho, os pesquisadores acompanharam 2587 estudantes com idade entre 15 e 16 anos, durante dois anos, que não apresentavam sintomas ou diagnóstico de TDAH.
Depois de fazer algumas perguntas, os cientistas classificaram os jovens de acordo com a frequência de uso de mídia em três categorias: sem uso, uso médio e alto uso. Resultado: 9,5% dos adolescentes que apresentaram alto uso em metade das plataformas pesquisadas apresentaram sintomas de TDAH; e 10,5% dos jovens com alto uso em todas as mídias desenvolveram sintomas de TDAH. Na outra ponta, 4,6% dos voluntários sem uso frequente das mídias digitais desenvolveram o transtorno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.