Só 1 em cada 4 brasileiros acha o diabetes problema grave; entenda a doença
Apesar de ser a quarta doença que mais provoca óbitos no país, segundo Ministério da Saúde, o diabetes não é considerado um problema grave e causa de morte pela maioria dos brasileiros. A afirmação é da pesquisa "Diabetes: o que os brasileiros sabem e não sabem sobre a doença”.
Divulgado nesta sexta-feira (20), o levantamento contou com a participação de 1050 entrevistados das cinco regiões brasileiras, sendo 663 não diabéticos, e foi realizado online pela Abril Inteligência, com apoio da AstraZeneca e do Curso Endodebate.
Somente um em cada quatro participantes da pesquisa disse acreditar que o diabetes é algo sério, que pode levar à morte. O levantamento mostrou que população, no geral, associa mais a doença a problemas de visão e amputação. No entanto, o diabetes pode gerar problemas cardíacos e insuficiência renal, provocando a cada seis segundos uma morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Veja também:
- Pessoas com diabetes podem fazer qualquer exercício físico?
- Alimentos que ajudam a controlar o diabetes tipo 2
- Diabetes: veja 5 coisas estranhas que podem causar a doença
O que é a doença?
Basicamente, o diabetes é caracterizado pelo excesso de açúcar no sangue. Isso pode ocorrer quando o pâncreas não produz insulina --no tipo 1 da doença -- ou a insulina produzida não consegue levar o açúcar para dentro das células --no tipo 2 --, devido a alterações no organismo que geram uma resistência ao hormônio.
Como evitar?
Segundo Carlos Eduardo Barra Couri, médico responsável pela pesquisa e endocrinologista da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, o elevado número de pessoas com diabetes tipo 2, que corresponde a 90% dos casos da doença, ocorre por conta dos maus hábitos de vida.
Fazer exercícios regularmente, ter uma alimentação balanceada, maneirando na ingestão de açúcar e de outros carboidratos refinados, e manter-se dentro do peso saudável estão entre as principais estratégias para prevenir a doença.
O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune --ou seja, desenvolvida pelo próprio organismo, que destrói as células do pâncreas -- e não pode ser evitada.
Diabetes tem cura?
Não. Existem alguns estudos em andamento que tentam usar células-tronco para curar o pâncreas deficiente do portador do diabetes tipo 1, e tecnologias já disponíveis melhoram muito o controle no nível de insulina. Mas a doença é crônica e exige acompanhamento multidisciplinar pela vida inteira, mesmo que a glicemia esteja controlada. Para quem sofre com diabetes tipo 2, a boa notícia é que caprichando no estilo de vida saudável é possível reduzir o número de medicamentos tomados e viver sem medo de sequelas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.