Acha que abacate engorda? Veja 5 bons motivos para você comer mais a fruta
O abacate é uma fruta muito nutritiva e versátil, que pode ser consumida em receitas doces, salgadas, shakes. Porém, muitas pessoas que buscam uma dieta saudável, especialmente com foco em perder peso, acabam evitando o alimento por achar que ele é "gordo".
Sim, é verdade, o abacate é mais calórico e tem mais gorduras do que muitas outras frutas: em 100 g, são 96 calorias e 8,4 g de gordura, contra 48 calorias e 0,1 de gordura do abacaxi, por exemplo, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Mas, em um cardápio equilibrado, consumir regularmente fruta não vai fazer você engordar, pelo contrário, pode até ajudar a emagrecer e trazer muitos outros benefícios, como é possível ver a seguir.
Veja também:
- Álcool, café e abacate: veja o que pode interferir no efeito dos remédios
- Comer uma maçã depois da refeição é bom para limpar os dentes
- Veja cinco benefícios da uva passa para a sua saúde
Ajuda na perda de peso
As gorduras presentes no abacate são monoinsaturadas, consideradas boas para o organismo. Além de evitar inflamações, o nutriente é bastante energético e ajuda você a ficar saciado mais rapidamente e por maior tempo, o que contribui para comer menos.
“Em quantidade moderada, gorduras como a do abacate mantêm o nível de insulina baixo ao longo do dia, o que ajudará na perda de peso”, explicou a nutricionista Mirelle Mariana Xavier Cassiano, do Hospital Villa-Lobos, da Rede D'Or São Luiz, em uma reportagem do VivaBem. A insulina é o hormônio que favorece o estoque de gordura no corpo, e mantê-la sob controle não só ajuda a emagrecer, como diminui o risco de desenvolver diabetes.
Previne o envelhecimento precoce
Segundo a colunista do VivaBem Paola Machado, mestre em ciências da saúde e doutoranda em nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o abacate é rico em vitamina C, vitamina E e outros compostos antioxidantes como flavonoides e glutationa. Essas substâncias protegem seu organismo dos danos provocados pelos radicais livres, que causam o envelhecimento celular e podem estar associados até a alguns tipos de câncer.
Turbina o desejo sexual
As gorduras monoinsaturadas contribuem para a saúde do coração e a boa circulação sanguínea. E sua vontade de transar tende a aumentar quando um fluxo maior de sangue chega ao órgão sexual, conforme o VivaBem explicou em Quer fazer mais sexo? Coma abacate e amendoim para turbinar a libido.
Deixa você mais inteligente
Um estudo da Universidade de Illinois (EUA) mostrou que o consumo regular da gordura presente no abacate, no azeite e nas castanhas melhora a funcionalidade de uma parte do cérebro relacionada à inteligência. A pesquisa sugere que os ácidos graxos monoinsaturados desempenham papel importante na função cognitiva e o nutriente pode impactar na saúde cerebral.
Ajuda a reduzir o colesterol
Paola Machado explicou que o abacate contém um composto chamado beta-sitoesterol, que tem capacidade de reduzir a absorção de colesterol pelo intestino. Além disso, o poder antioxidante da gordura boa presente na fruta está associado à diminuição da concentração de LDL (o chamado colesterol ruim) no sangue. Assim, você minimiza o risco de placas de gordura se acumularem nas veias e artérias e provocarem doenças cardiovasculares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.