Quem tem câncer precisa malhar de máscara, como Ana Furtado?
Diagnosticada com câncer de mama em março deste ano, Ana Furtado vem compartilhando nas redes sociais sua rotina de tratamento contra a doença. No início da semana, a apresentadora postou um vídeo em seu Instagram em que aparece usando máscara enquanto malha na academia vazia.
O uso do acessório é recomendado por médicos, já que durante a quimioterapia os pacientes ficam com a imunidade baixa. “Em locais com muita aglomeração o ideal é usar máscara para evitar uma contaminação por vírus ou bactérias e piorar a saúde”, explica Milena Tariki, oncologista clínica do hospital AC Camargo e consultora da Neolife Bem Estar.
Veja também:
- Cientistas criam anticorpo que pode ajudar a tratar câncer de mama
- Nível de gordura corporal elevada aumenta risco de câncer de mama
- Bati meu seio e estou com dor. Pancada pode causar câncer
De acordo com a médica, o paciente fica mais vulnerável sete dias após a quimioterapia e pode sofrer infeções, por isso a máscara é importante depois das sessões.
Cuidados extras com a doença
Maneire no sol
Ana Furtado também já mostrou que está evitando se expor ao sol por causa do tratamento. Isso realmente é importante. Segundo Murilo Drummond, médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, durante o processo quimioterápico a pele fica envelhecida e alguns medicamentos provocam coceiras e descamação.
A melhor opção é sempre usar o protetor solar e roupas especiais com FPS. "O sol em excesso é extremamente prejudicial em pacientes com câncer. Além de aumentar o ressecamento da pele, ele pode provocar manchas definitivas e infecções, provocadas por bactérias nas unhas, caso a pessoa se coce", explica.
Outra ação adotada pela apresentadora foi o uso de turbante para não molhar os cabelos enquanto estava de férias em Ibiza, na Espanha. Segundo o especialista, nessa fase, os cabelos devem ser lavados de maneira suave e com água morna, poucas vezes na semana.
Cuidado com procedimentos estéticos
A apresentadora optou por usar uma técnica capilar chamada crioterapia, que diminui a perda dos fios. Se a doença for diagnosticada ainda no estágio inicial não há contraindicação no uso de tinturas para pintar o cabelo. Porém, especialistas reforçam que a recomendação deve ser feita por dermatologistas e oncologistas para evitar alergias e queimaduras no couro cabeludo. Atenção também ao fazer as unhas: a retirada em excesso de cutículas pode deixar o paciente exposto a infecções.
Evite comer alimentos crus
A pessoa fica ainda mais sensível quando está em processo quimioterápico. Cuidar da dieta e consumir alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, é importante para recuperação da doença. Porém, é muito importante se atentar à lavagem e higienização dos vegetais, além de evitar o consumo de carnes e peixes crus ou mal passados, pois isso aumenta o risco de contaminação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.