Dietas low carb beneficiam homens e mulheres de formas diferentes
Você provavelmente já ouviu alguma celebridade – ou até amigos próximos – falarem sobre as dietas low carb. A redução do carboidrato como estratégia de perda de peso vem ganhando popularidade no Brasil há alguns anos. Mas será que os benefícios são os mesmos para todos que aderem ao estilo de alimentação?
Um estudo publicado no Diabetes, Obesity and Metabolism avaliou mais de 2.000 pessoas para entender como os benefícios deste tipo de rotina alimentar difere entre homens e mulheres.
Leia também:
- Toma whey protein? Você pode estar jogando seu dinheiro fora
- Bolinha de proteína é alternativa ao whey protein; veja duas receitas
- O quanto de proteína você realmente precisa consumir por dia?
Com sobrepeso e pré-diabetes, os participantes da pesquisa seguiram uma dieta baixa em carboidratos durante 8 semanas. Os resultados mostraram que os homens perderam significativamente mais peso do que as mulheres, e tiveram maiores reduções na síndrome metabólica (conjunto de condições que aumenta o risco de diversas doença), indicador de diabetes e gordura.
Já as mulheres apresentaram maiores reduções no colesterol HDL (conhecido como colesterol bom), circunferência do quadril, massa muscular e pressão arterial do que os homens.
"Apesar de ajustar as diferenças na perda de peso, parece que os homens se beneficiaram mais com a dieta do que as mulheres. Seria interessante observar os resultados a longo prazo", disse o autor principal Dr. Pia Christensen, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca. "No entanto, seguir uma dieta pobre em carboidratos durante 8 semanas resultou na perda de peso de 10%, taxa necessária para alcançar uma grande melhora metabólica na prevenção do diabetes", conclui.
Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.