O chá-verde só funciona como termogênico se tomar na hora em que fizer?
"Eu costumo fazer um litro de chá-verde e tomar durante o dia, mas já li que ele só funciona como termogênico se tomar na hora em que for preparado. É verdade?"
Teoricamente, o chá-verde é da mesma planta que o branco e o preto, chamada Camellia sinensis. A diferença é que os outros dois passam por um processamento diferente. Por conterem a cafeína em sua composição, essas bebidas têm um efeito termogênico, muitas vezes associado ao emagrecimento e à melhora de performance esportiva.
A cafeína não é uma substância de meia vida curta, como a vitamina C. Como ela não é tão sensível ao calor nem ao oxigênio, talvez consumir a bebida poucas horas depois de seu preparo não prejudique seus benefícios ao corpo. Porém, ficar tempo demais parada, como 24 horas, possa ter uma perda significativa, além de expor a bebida a contaminações de bactérias.
Veja também:
- Tomar chá de hibisco ajuda a emagrecer?
- O chá de folhas tem o mesmo benefício do de saquinho?
- Como comprar o melhor chá no supermercado?
É bom lembrar que só tomar o chá sem incluir medidas que mudem alimentação e a rotina de exercícios não leva à perda de peso. O efeito no gasto de energia é discreto, então isoladamente não leva ao emagrecimento. É preciso unir os três para conseguir esse benefício.
A outra vantagem associada à condição termogênica é em relação ao desempenho nas atividades físicas, já que o pico da cafeína estimula o sistema nervoso central. Uma pessoa que pretende melhorar a performance, por exemplo, deve consumir o chá 1 hora antes de começar o exercício ou em uma janela de horário até menor, em cerca de 30 ou 15 minutos antes.
Fontes: Giovanna Oliveira, nutricionista pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional; Clarissa Fujiwara, nutricionista do departamento de Nutrição da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.