Quer que seus filhos comam mais vegetais? Use pratos ilustrados
Se você quer que seus filhos comam mais vegetais, usar pratos ilustrados com fotos dos alimentos pode ser uma ótima estratégia.
Em um estudo publicado no periódico JAMA Pedriatrics, pesquisadores da University of Colorado Denver realizaram um experimento com 235 crianças de uma pré-escola norte-americana. Na hora do almoço, foram distribuídos pratos segmentados (com fotos de diferentes alimentos em cada compartimento) para metade das crianças, e os responsáveis explicaram que as figuras indicavam onde os alimentos deveriam colocados. A outra metade da turma usou pratos lisos.
Veja também:
- O que o bebê deve comer para crescer com saúde? Dê ovo e brócolis
- Seu filho manda em você? Saiba o que é a 'Síndrome do Imperador'
- Obesidade infantil vai quadruplicar até 2030; celular é um dos vilões
Depois de três dias, os grupos invertem os pratos. As crianças escolhiam os alimentos sozinhas e podiam comer o quanto quisessem.
Os estudantes que usaram pratos lisos consumiram 20,63 gramas de vegetais por refeição. Para aqueles que usaram o utensílio decorado, a ingestão foi 28,17 gramas, um aumento de mais de 33%. Não houve adição significativa nas quantidades de frutas, segundo os cientistas, por que o consumo já era, provavelmente, alto.
"Eu não acho que podemos dizer com base no teste que, sim, essa estratégia terá um grande efeito", Emily M. Melnick, co-autora do estudo, da Universidade do Colorado em Denver. “Mas esta é uma intervenção fácil. Mesmo que faça uma diferença pequena, pode ser algo útil para incluir na rotina”, concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.