Nova substância causa a autodestruição de células de câncer cerebral
Conhecido por atacar o cérebro e, em casos mais raros, a coluna vertebral, o glioblastoma -- um tipo de câncer -- tem uma taxa média de sobrevivência de dez a 12 meses. Segundo algumas pesquisas, a sobrevida em cinco anos é inferior a 10%. Mas novas descobertas podem melhorar estes números.
Em um estudo recente publicado na revistaScience Translational Medicine, cientistas da University of Leeds descobriram que uma substância experimental faz com que células agressivas de tumores cerebrais se "autodestruam", podendo levar os tratamentos a outro nível.
No trabalho, os pesquisadores analisaram células tumorais da doença em camundongos e notaram que a nova substância, chamada de KHS101, foi capaz de interromper o fornecimento de energia às células cancerígenas.
Veja também:
- Veja os 7 tipos de câncer com maior chance de "cura"
- Comer peixe ajuda na prevenção da doença de Parkinson
- "Só descobri que tinha autismo depois de adulta"
Inicialmente, os pesquisadores esperavam que a droga apenas desacelerasse o crescimento das células, mas o efeito foi muito melhor: os tumores encolheram e as células cerebrais saudáveis permaneceram intactas.
“Esse é o primeiro passo de um longo processo, mas nossas descobertas abrem caminho para que os desenvolvedores de remédios comecem a investigar os usos do novo produto químico, e esperamos que um dia ele ajude a prolongar a vida das pessoas”, afirma Heiko Wurdak, um dos autores dos testes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.