Estresse durante a gravidez pode causar distúrbios de humor às filhas
A superproteção em torno de uma grávida é comum: sempre se indica que elas não passem vontades, muito menos que fiquem estressadas. E pelo menos sobre a última recomendação a ciência assina embaixo, principalmente se você está esperando uma menina.
Tanto que um novo estudo mostrou que o estresse das mães pode desencadear um comportamento ansioso ou depressivo nas suas filhas.
Veja também:
- Vive irritado? Entenda o que o estresse faz no seu corpo
- Tomar café na gravidez pode prejudicar o desenvolvimento do bebê?
- Ansiedade: sintomas físicos e psicológicos vão de taquicardia a insônia
Os estudiosos Universidade de Saúde e Ciência do Oregon e Universidade da Califórnia mediram o cortisol de 70 gestantes quatro vezes no começo, meio e final da gestação e os bebês foram analisados a respeito de sua conectividade funcional do cérebro por meio de ressonâncias magnéticas. As mães depois responderam questionários sobre o comportamento dos bebês com dois anos de idade.
Percebeu-se que níveis de cortisol mais altos durante a gravidez de meninas foram associados a alterações na conectividade funcional do cérebro nos recém-nascidos, afetando como as regiões do cérebro se conectam. Essas alterações foram acompanhadas, dois anos adiante, por comportamentos ansiosos e depressivos.
Já as mulheres que tiveram meninos não tiveram uma relação tão alta entre estes fatores. Para os especialistas, isso pode ajudar a explicar porque transtornos de humor são duas vezes mais comuns em mulheres do que em homens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.