Morango melhora sintomas de inflamação no intestino
De acordo com um novo estudo, comer menos que uma xícara de morangos por dia pode melhorar os sintomas das doenças inflamatórias intestinais (DII), que incluem a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.
Os pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amherst, nos Estados Unidos, estudaram camundongos com DII tratados com porções de morango equivalentes a uma porção humana normal, e com uma dieta normal.
Leia também:
- Comer grilo faz bem: inseto aumenta número de bactérias boas no intestino
- Aveia, sardinha, morango: veja o que comer para baixar o colesterol ruim
- Cereja melhora funcionamento do intestino
Após a análise, os cientistas concluíram que comer o equivalente a três quartos de uma xícara de morangos por dia reduziu a perda de peso e os sintomas da DII, como diarreia com sangue, nos animais.
Além disso, os ratos que comeram morangos apresentaram redução na resposta inflamatória no cólon e menos bactérias intestinais nocivas e aumento dos níveis de flora saudável.
Próximo passo é fazer testes em humanos
Os sintomas das DII incluem dor de estômago, cólicas, diarreia, perda de peso, sangramento retal, anemia e úlceras. Juntamente com a inflamação do intestino, as pessoas com DII tendem a ter um aumento no número de bactérias intestinais nocivas e a diminuição dos níveis de bactérias "boas".
A inflamação crônica do intestino também está associada a um risco aumentado de câncer no intestino a longo prazo.
Hang Xiao, que liderou o estudo, diz que o estilo de vida sedentário e as dietas ricas em açúcar e gordura animal e pobre em fibra podem promover inflamação do cólon e aumentar o risco de DII.
Após a descoberta de que os morangos podem reduzir os sintomas da inflamação intestinal nos ratos, o próximo passo será fazer testes em humanos.
Os resultados são encorajadores, mas Xiao aconselha as pessoas com DII a falar com um médico antes de alterar a dieta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.