Gripe pode virar pneumonia?
"Eu li que gripe pode virar pneumonia. É verdade? Qual a diferença entre as duas?"
Enquanto a pneumonia é uma infecção do pulmão, a gripe atinge vias aéreas superiores, como nariz, garganta e laringe. Mas o vírus da gripe pode, sim, causar uma pneumonia. O maior exemplo disso é o H1N1, que também ataca o pulmão.
Isso ocorre devido a um excesso de vírus no corpo da pessoa ou até a uma imunidade já fragilizada por algum outro motivo, facilitando a penetração do vírus nas vias aéreas mais profundas. Mas isso não quer dizer que a pneumonia só é causada pelos vírus da gripe. A doença também pode ser provocada por bactérias e fungos.
Veja também:
- Você sabe a diferença entre gripe e resfriado? Entenda melhor
- Risco de ataque cardíaco aumenta quando você está gripado
- Remédio promete acabar com o vírus da gripe em um dia
Ambas as infecções são pegas pelo ar ou pelo contato com gotículas de saliva ou de secreção nasal contaminadas. É por isso que a prevenção costuma ser a mesma: lavagens constantes das mãos e o uso de álcool gel.
Independentemente de qual for a infecção, é importante ficar atento a qualquer sinal de febre alta, tosse, falta de ar ou taquicardia, sinais de pneumonia ou gripes fortes, que necessitam de tratamento especializado.
Fontes: Mauro Gomes, diretor da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia; Alexandre Naime Barbosa, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.