Marquezine conta que tomava laxante todos os dias para emagrecer; faz bem?
Após receber críticas de alguns seguidores sobre uma possível magreza excessiva, a atriz Bruna Marquezine usou seu perfil no Instagram para contar que hoje está saudável, mas já sofreu com distúrbio de imagem, um pouco antes de começar a gravar a novela 'Deus Salve o Rei'. "Na época, as pessoas comentavam que eu estava um pouco gordinha e eu acreditei. Comecei a detestar meu corpo, achava que eu tinha que emagrecer de qualquer jeito", contou ela.
A atriz ainda disse que tomava laxante para emagrecer e entrou em depressão. "Eu tomava laxante todos os dias por mais de três meses. Junto com tudo isso tive depressão, não me achava bonita o suficiente ou boa o suficiente para nada."
VEJA TAMBÉM:
- Homem também tem distúrbio alimentar: "Comia sem parar e tomava laxante"
- De depressão à anorexia: 5 pessoas contam como recuperaram sua saúde mental
- "Uma batalha diária": Demi Lovato diz ainda sofrer com distúrbio alimentar
Segundo Marquezine, o uso de reguladores intestinais em excesso foi combinado com uma alimentação ruim. "Eu tive inúmeros problemas de saúde por causa do laxante e não me alimentava direito ou simplesmente não comia. Não sentia prazer em cuidar de mim, não estava me amando", disse.
Laxante não ajuda a emagrecer
Assim como a atriz, muitas pessoas fazem uso dos medicamentos indicados para prisão de ventre para perder peso. Um estudo publicado em 2016 no periódico Pediatrics e realizado com 13.000 pessoas mostrou que 10,5% usavam laxantes para tentar emagrecer.
O problema é que o uso excessivo e errado dessas drogas compromete a absorção intestinal de nutrientes importantes, prejudicando o estado nutricional e as funções orgânicas essenciais, de acordo com Paola Machado, mestre em ciências da saúde e doutoranda em nutrição pela Unifesp.
"Se você usar laxantes para perda de peso, até pode se pesar depois e ver o número na balança reduzir. Porém, a única coisa que, de fato, está perdendo é água. Pouca ou nenhuma gordura é perdida com laxantes", explica Machado.
Os laxantes não são feitos para usar por muito tempo
Além disso, esses medicamentos não são formulados para a administração crônica. Isso porque o intestino pode se acostumar com eles, levando à constipação. Se perder peso for o seu objetivo, o ideal é ter uma alimentação saudável e fazer exercícios.
O uso de laxativos de forma frequente pode ter um impacto negativo na saúde. Para começar, eles podem irritar a mucosa do intestino e causar todos os tipos de problemas gastrointestinais. Os laxantes osmóticos podem reduzir a pressão arterial e até mesmo causar danos permanentes aos rins. Eles também pode causar desequilíbrios de eletrólitos e minerais e desidratação, que pode levar a tonturas, desmaios, visão embaçada, e até mesmo à morte.
Marquezine conta que começou a ficar assustada e procurou ajuda. "Não foi simples e rápido. Minha família começou a perceber e me incentivou a procurar ajuda. Eu, sozinha, não tinha força. Só sabia que estava infeliz". A atriz disse que faz terapia desde então e que só assim conseguiu ser saudável mentalmente e fisicamente. "Depois desse episódio, a Catarina [personagem que a atriz interpretou em 'Deus Salve o Rei'] surgiu na minha vida e, de forma responsável e consciente, emagreci para a personagem. Só fiz isso quando me senti preparada para passar por isso de forma saudável", disse ela.
Ela ainda conta que hoje está feliz e saudável e alertou sobre os comentários nocivos na internet: "Eu estou bem e não estou perguntando a opinião de ninguém sobre o meu corpo. Eu estou muito bem e isso deveria ser a única coisa importante".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.