Convênio é obrigado a arcar com fertilização de mulher com endometriose
O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou nesta quinta-feira (6) que a Unimed Seguros Saúde S/A arque com todas despesas da fertilização in vitro de uma paciente. A decisão agora só pode ser revertida em instâncias superiores, em Brasília.
A mulher sofria de endometriose pélvica, com comprometimento secundário das tubas uterinas e aderências pélvicas --o problema causa infertilidade. Para que houvesse uma gestação, e consequente cura da enfermidade, foi indicada por médicos a fertilização in vitro. Hoje, os planos de saúde não têm obrigação de custear tratamento de inseminação artificial por meio da técnica.
Veja também:
- Treino, banho e chá: é assim que ginecologista aliviam as cólicas delas
- Consumo de álcool aumenta em até 79% a chance de ter TPM
- Por que sentimos cólica menstrual? Ginecologistas explicam
A decisão abre caminho para que outros casais que possuem problemas de infertilidade entrem na Justiça e solicitem o direito a operadores de saúde, como explica Vinícius Zwarg, advogado da Baggio & Associados. “No caso em destaque não é só uma questão de tratamento e reprodução humana. Estão ligadas a um tipo de patologia e abre sim precedentes”.
Segundo Zwarg, a palavra do médico em questões é de suma importância. “A decisão é soberana e, por isso, nenhum plano deve se recusar a fazer a fertilização in vitro. Muitas vezes o casal recebe uma negativa do plano e trabalham como verdadeira e não é bem assim. Isso vale não só para doenças como endometriose como outras patologias que dificultam o casal de ter um filho".
O que é a endometriose?
A endometriose ocorre quando o tecido uterino (endométrio), que descama normalmente durante a menstruação, cresce em outros lugares fora do útero, como no abdômen, nos ovários, na bexiga e no intestino. Isso causa uma reação inflamatória e, como os implantes são vascularizados, causam muita dor.
Por que algumas mulheres desenvolvem a doença e outras não?
Existe um fator imunológico e outro genético, mas ninguém descobriu quais são eles exatamente. Assim, o problema se apresenta de formas diferentes em cada mulher, podendo ser mais ou menos agressivo. A endometriose é vista como a doença da mulher moderna, que adquiriu várias funções e aumentou muito sua taxa de estresse --diretamente envolvido com a imunidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.