Viver em locais com mais verde pode beneficiar a memória de crianças
Crianças que vivem em bairros arborizados, com maior presença da natureza, tem uma melhor memória de trabalho – que está ligada ao desempenho cognitivo e permite o armazenamento temporário de informação com capacidade limitada – de acordo com um estudo publicado no periódico British Journal of Educational Psychology.,
Veja também:
- Pais que consomem pouca proteína podem ter filhos com problemas de saúde
- Então por que a musculatura do core é tão importante
- Ginástica para o cérebro: faça exercícios que melhoram memória e raciocínio
Para chegar aos resultados, os cientistas recrutaram 4.758 crianças de 11 anos que viviam em áreas urbanas na Inglaterra, e a partir de testes, puderam analisar que uma menor quantidade de espaço verde na vizinhança estava relacionada à uma pior memória dos participantes – relação mantida independentemente do nível econômico do bairro.
"Nossas descobertas sugerem um papel positivo dos espaços verdes no funcionamento cognitivo. A memória é uma importante habilidade cognitiva que está fortemente relacionada com o desempenho acadêmico na infância", disse Eirini Flouri, um dos pesquisadores responsáveis pela análise.
"Se a associação que estabelecemos entre o espaço verde da vizinhança e a memória de trabalho das crianças é causal, então nossas descobertas podem ser usadas para decisões sobre educação e planejamento urbano."
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.