Praticar ioga melhora saúde sexual de mulheres, aponta estudo
Não é de hoje que se sabe que a ioga faz bem à saúde, melhora a postura e a respiração. E um estudo publicado no periódico Journal of Sexual Medicine descobriu que a atividade também pode trazer benefícios para a vida sexual --particularmente em mulheres com mais de 45 anos.
Os cientistas examinaram os efeitos do método durante 12 semanas em 40 mulheres. Após esse período, as voluntárias revelaram ter uma melhora no desejo, na excitação, na lubrificação, no orgasmo e na satisfação no sexo, além de diminuição de dor.
Veja também:
- Ioga ou pilates? Qual modalidade combina mais com você?
- Ioga melhora função cerebral e aumenta a energia
- 12 famosas fazem posturas poderosas de ioga
No trabalho científico, todas as mulheres foram treinadas em 22 poses, que fortalecem os músculos abdominais centrais e do assoalha pélvico, além de melhorar a digestão e o humor. Entre os exercícios realizados estavam trikonasana (também conhecida como pose de triângulo), bhujangasana (a cobra) e ardha matsyendra mudra (meia volta da coluna vertebral).
"As praticantes de ioga têm menos probabilidade de objetivar seus corpos e tendem a estar mais conscientes de seu eu físico", explica Lori Brotto, um dos autores do estudo. "Essa tendência, por sua vez, pode estar associada ao aumento da responsabilidade sexual e da assertividade, e talvez aos desejos sexuais."
Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook ? Instagram ? Youtube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.