Dieta rica em fibras ajuda a retardar envelhecimento cerebral
As fibras são reconhecidamente importantes para o bom funcionamento do intestino. E pesquisadores da Universidade de Lllinois (EUA) apontam que essas substâncias, presentes em alimentos como frutas, verdura, legumes, cereais integrais e sementes (chia, linhaça), também ajudam a retardar o envelhecimento cerebral.
Segundo o estudo publicado na revista Frontiers in Immunology, isso ocorre pois a ingestão de fibras desencadeia a produção de um ácido graxo de cadeia curta que possui propriedades anti-inflamatórias, o que pode diminuir a produção de uma substância química pró-inflamatória conhecida como interleucina-1", associada a problemas como Alzheimer.
Veja também:
- Não se engane! 12 alimentos que não são tão saudáveis assim
- Comer gordura não vai deixá-lo mais gordo; pode até emagrecer
- Quer mudar cardápio? Cientistas elegem dietas mais saudáveis de 2018
"O que você come é importante. Sabemos que adultos mais velhos consomem 40% menos fibra alimentar do que o recomendado [que é de 20 g a 40 g por dia]. Não obter fibras suficientes pode ter consequências negativas para coisas que você nem imagina, como conexões com a saúde cerebral e inflamação em geral", afirma Rodney Johnson, um dos autores do estudo.
Na pesquisa, ratos jovens e velhos foram alimentados com uma dieta de alto ou de baixo teor de fibras. Em seguida, os cientistas mediram o nível de butirato (um ácido graxo de cadeia curta) no sangue dos camundongos e a quantidade de substâncias pró-inflamatórias no intestino dos animais.
Os autores identificaram que "a dieta rica em fibras elevou o butirato e outros [ácidos graxos de cadeia curta] no sangue tanto de ratos jovens quanto dos mais velhos".
Além disso, consumir uma dieta rica em fibras reduziu a inflamação intestinal em camundongos envelhecidos de tal forma que era indistinguível da de camundongos jovens.
VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.