Proteste reprova marcas de whey protein por excesso de carboidrato
O whey protein é um suplemento que faz parte da alimentação de muitos praticantes de atividade física. O produto geralmente tem como ingrediente principal a proteína do soro do leite, que é rica em aminoácidos que ajudam na recuperação e aumento da massa muscular. No entanto, dez marcas vendidas no Brasil têm uma composição diferente da mostrada no rótulo e possuem mais ou menos carboidratos do que o indicado na tabela nutricional.
Foi o que a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) revelou nesta quarta-feira (03), ao avaliar 30 suplementos desse tipo. A análise levou em conta uma resolução da Anvisa para alimentos em geral, que determina que informações nutricionais podem apresentar variação de até 20% para mais ou para menos por porção.
A maior variação de carboidrato no whey protein foi encontrada na marca BRN Foods, na qual o teor do macronutriente foi 114% superior em relação ao rótulo. Além dela, a Gaspari Nutrition, Hyperpure, Solaris, Myprotein e New Millen apresentaram quantidade de carboidratos acima do permitido.
Já as marcas Black Skull, Growth, Optimum Nutrition e BSN DNA tiveram menos carboidratos que o apresentado na embalagem.
VEJA TAMBÉM:
- Toma whey protein? Você pode estar jogando seu dinheiro fora
- Bolinha de proteína é alternativa ao whey protein; veja duas receitas
- O quanto de proteína você realmente precisa consumir por dia?
Foi verificado também que BRN Foods, Musclepharm e Iridium possuem imagens na embalagem referentes a ganho ou definição muscular, o que, segundo a ANVISA, é irregular. Essa última marca traz ainda a frase "aumento de massa magra", termo proibido na legislação.
Vale ressaltar que nenhum suplemento deve ser usado sem a orientação de um nutricionista, que vai avaliar se esse tipo de produto realmente é necessário conforme sua dieta e quantidade de atividade física semanal.
O que dizem as marcas
A marca New Millen entrou em contato com o UOL VivaBem informando que "a rotulação em questão analisada trata-se de um antigo lote do produto, já tendo sido descontinuada".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.