Topo

#SemFrescura: passou nervoso na eleição? Veja como o estresse age no corpo

Maria Júlia Marques

Do UOL VivaBem, em São Paulo

08/10/2018 04h00

As brigas durante a eleição deixaram você sem conseguir dormir, irritado, no seu limite? Respire fundo! Em tese, o estresse não é ruim. É uma reação normal do organismo. Ele prepara o corpo para encarar uma situação de perigo, em que você precisa "lutar ou fugir". Como ao dar de frente com um leão. 

Diante de um momento estressante, seu corpo produz hormônios que desencadeiam uma série de alterações. A pupila dilata, o coração acelera, a glicose (combustível) no sangue aumenta e os músculos ficam prontos para agir. Isso é ótimo e garante sua sobrevivência, pois contribui para que não falte força e energia para "se livrar do leão".

O problema é quando o estresse se repete dia após dia. Viver em estado de alerta pode gerar dores musculares e de cabeça; problemas no coração; e até perda de libido. Pois é, não faz sentido transar quando é necessário escapar de um leão... E o corpo não sabe diferenciar a tensão. Para ele, enfrentar um leão ou a discussão com a família sobre o voto é a mesma coisa.

Veja no vídeo acima como o estresse provoca essas e outras alterações no seu corpo. As informações foram levantadas com a ajuda de Fabio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo; Denis Bichuetti, professor de neurologia da Unifesp; Ricardo Martins Ouchi, psiquiatra do Hospital São Luiz; e Douglas Sato, neurologista do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube