Apatia pode ter relação com chance maior de desenvolver demência
Estado caracterizado por indiferença, ausência de sentimentos, falta de atividade e desinteresse, a apatia também pode significar uma chance maior de desenvolver demência. O artigo que relaciona o sentimento à doença foi publicado no periódico JAMA Psychiatry neste mês e sugere que a perda de motivação pode se tornar uma maneira relativamente fácil de identificar um risco aumentado da condição.
Para chegarem a essa suposição, os pesquisadores avaliaram e coletaram dados de 16 estudos, incluindo 7.365 participantes. "Os resultados mostraram que a apatia foi associada a um risco aumentado de aproximadamente duas vezes de demência", concluíram os autores.
VEJA TAMBÉM
- Sem cura, "o Alzheimer é hoje o que o câncer era anos atrás"
- Exame de vista pode indicar Alzheimer antes dos sintomas aparecerem
- O que pode retardar o avanço do Alzheimer que mal começou?
A relação entre a sensação e a demência não é novidade. A apatia é uma característica comum da doença, ocorrendo em cerca de metade das pessoas com Alzheimer. A diferença é que, com o novo estudo, alterações na apatia poderiam ser úteis para os médicos, ajudando-os a avaliar o risco potencial de desenvolver demência, juntamente com testes clínicos padrão.
Como sempre, mais pesquisas são necessárias para reunir mais detalhes sobre esse relacionamento. Os autores também observam que é importante lembrar que nem todo adulto mais velho com apatia desenvolverá demência. No entanto, eles também escrevem que os idosos com apatia "representam um grupo altamente vulnerável que tende a se afastar dos cuidados". Por esse motivo, a detecção da sensação de indiferença pode ser um sinal de que os médicos precisam observar esses pacientes com mais atenção.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.