Estimular balbucio em bebês melhora capacidade de leitura no futuro
Quem tem ou teve filho pequeno com certeza já passou pela fase em que o bebê fica balbuciando -- começa a falar sílabas, tipo "mama", "papa", mas não forma palavras. De acordo com cientistas da Universidade do Estado da Flórida (EUA), estimular a criança nessa fase da vida pode fazer com que ela seja uma excelente leitora no futuro.
No estudo publicado no periódico Plos One, os autores rastrearam nove bebês de famílias norte-americanas entre os 9 meses e 30 meses de idade. Eles registraram o balbucio de cada bebê enquanto o pequeno interagia com seu cuidador principal, olhando especificamente para a relação consoante-vogal, uma medida demonstrada da complexidade da fala.
Leia também:
- 64% das mulheres sofrem de insônia no final da gravidez
- Melasma: entenda as manchas que surgem na gravidez
- Dor de cabeça intensa na gravidez é resultado de boom de hormônios
A equipe, em seguida, reuniu cada criança novamente quando tinham seis anos de idade para examinar sua capacidade de identificar letras. Os cientistas descobriram que aquelas com balbucio mais complexo quando bebês tiveram melhor desempenho ao identificar letras específicas em um teste de leitura.
Embora o tamanho da amostra tenha sido relativamente pequena e todas os participantes do estudo tenham se desenvolvido normalmente, esses resultados podem indicar uma ligação entre a produção precoce da fala e a habilidade de alfabetização.
"Este artigo fornece dados interessantes para apoiar uma conexão rápida e robusta entre a produção da fala e as habilidades de alfabetização. Há utilidade clínica neste trabalho --estamos nos aproximando do estabelecimento de medidas comportamentais que podem nos ajudar a identificar deficiências de leitura mais cedo”, acrescentou Kelly Farquharson, uma das autoras do estudo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.