Ser de uma família grande pode diminuir suas chances de ter câncer
Se você é daquelas famílias cheias de irmãos, tios e primos, agradeça. Um novo estudo, publicado na revista científica BMC Cancer, sugere que famílias grandes têm menores riscos de ter câncer.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados de 178 países e notaram que a incidência da doença diminui conforme o número de pessoas que vivem na mesma casa aumenta. Os casos de doença são quase o dobro em famílias com dois indivíduos, quando comparado a famílias com quatro membros.
VEJA TAMBÉM:
- 8 entre 10 pessoas não sabem que têm genes de risco para câncer
- Crianças expostas ao cigarro podem ter câncer, catarata e até artrite
- Eles se casaram no hospital em que se conheceram quando tratavam um câncer
Para os cientistas, a explicação é que, independente da renda, dos níveis de urbanização e da idade, famílias grandes podem ser estressantes, mas também fornecem ambientes emocionais mais positivos, que tendem a aumentar a resistência de uma pessoa a doenças, incluindo o câncer.
Outra hipótese dos pesquisadores é que com famílias de mais membros é possível criar uma maior rede de apoio para as pessoas seguirem juntas um estilo de vida saudável, o que também diminui o risco de doenças.
Os resultados do estudo mostram ainda que o efeito de proteção de uma grande família foi mais forte em homens do que em mulheres.
Os cientistas deixam claro no artigo que encontraram apenas uma associação entre o tamanho da família e o risco de câncer, e não provaram uma conexão direta de causa e efeito.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.