Dormir muito pouco faz o cérebro funcionar como se fosse 9 anos mais velho
Não fique sem dormir direito, se privar de um bom sono prejudica o cérebro. Um novo estudo mostrou que pessoas que dormem apenas quatro horas por noite -ou menos- se comportam como se fossem nove anos mais velhas. E isso independe da idade.
As habilidades mentais mais afetadas pelo sono ruim foram o raciocínio e a comunicação, enquanto a memória de curto prazo foi pouco lesada, segundo os cientistas. Os resultados foram publicados na revista científica Sleep.
VEJA TAMBÉM:
- Levanta cansado? Você pode acordar durante a noite sem notar
- Dormir no mesmo horário reduz o risco de obesidade e hipertensão em adultos
- Sonolência durante o dia é associada a alterações cerebrais do Alzheimer
Na análise também foram coletadas evidências de que não é necessário o sono ruim ser um hábito para trazer consequências negativas. Uma única noite mal dormida pode afetar as habilidades de raciocínio. Os participantes que dormiram mais do que o habitual na noite anterior aos testes foram melhor do que aqueles que dormiram menos horas do que estavam acostumados.
A pesquisa contou com informações de 40 mil pessoas de todo o mundo. Os voluntários responderam testes online que continham desafios de habilidades mentais como raciocínio lógico, memória e capacidade de comunicação.
"As pessoas que efetuaram login nos forneceram muitas informações. Fizemos um questionário bastante extenso e nos disseram coisas como quais medicamentos usavam, quantos anos tinham, onde estavam no mundo e que tipo de educação tinham", explicou o co-autor do estudo, Adrian Owen.
Os dados mostraram ainda que aqueles que dormem uma média de sete a oito horas por noite se saem melhor em testes do que aqueles que dormem mais ou menos, confirmando aquela crença de que precisamos fechar os olhos e descansar oito horas por dia. A gente já sabe que é preciso, mas não deitamos a cabeça no travesseiro por tanto tempo. Cerca de metade dos participantes afirmaram dormir apenas 6,3 horas por noite.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.