Frutos do mar ricos em ômega-3 promovem envelhecimento saudável, diz estudo
Um novo estudo, publicado na revista The BMJ, mostrou que o alto consumo de frutos do mar ricos em ômega-3 pode proporcionar um envelhecimento saudável.
Durante o trabalho de pesquisa, cientistas da Universidade de Boston (EUA) examinaram os níveis sanguíneos circulantes de ácidos graxos ômega-3 de 2622 adultos.
No início do estudo, em 1992, os participantes tinham, em média, 74 anos de idade. Seus níveis sanguíneos de ômega-3 foram medidos então, 6 anos depois, e 13 anos depois.
Feito isso, a equipe dividiu os voluntários em grupos “quintis”, com base em seus níveis sanguíneos de ômega-3. No geral, até o final do período do estudo, em 2015, 89% dos participantes tiveram doenças crônicas relacionadas à idade ou disfunção mental ou física, enquanto 11% envelheceram de forma saudável.
Veja também:
- Quer viver 10 anos a mais e com saúde? Saiba o que incluir no cardápio
- Comer peixe ajuda na prevenção da doenças de Parkinson
- Consumo de carne é associado a aumento da pressão arterial
A análise revelou que as pessoas do quintil que consumiram DPA (um tipo de ácido graxo) com maior consumo de frutos do mar tinham 24% menos probabilidade de envelhecer do que aquelas que consumiam menos.
"Estas descobertas encorajam a necessidade de novas investigações sobre mecanismos biológicos plausíveis e intervenções relacionadas aos ácidos graxos ômega-3 para a manutenção do envelhecimento saudável, e apoiam diretrizes para o aumento do consumo dietético de peixes entre adultos mais velhos", afirmou Heidi Lai, uma das autoras do estudo.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.