Ter boa saúde bucal contribui para o tratamento da pressão alta
Pessoas com pressão alta que cuidam bem dos dentes respondem melhor ao tratamento da hipertensão. A constatação foi feita por pesquisadores da Universidade L'Aquila, na Itália, e publicada no periódico Hypertension.
Na pesquisa, os autores fizeram uma revisão de estudos com mais de 3600 pessoas com pressão alta. Os cientistas verificaram que indivíduos com hipertensão que tinham gengivas saudáveis apresentavam pressão sistólica 3 mmHg menor e respondiam melhor a medicamentos do que aqueles com periodontite --inflamação na gengiva e nos tecidos que dão suporte aos dentes, como o osso e o ligamento periodontal.
Embora pareça pequena, a diferença de 3 mmHg é semelhante à redução da pressão arterial sistólica que muitos pacientes alcançaram ao diminuir em 6 g por dia o consumo de sal.
VEJA TAMBÉM:
- Pressão alta não tem sintomas e ameaça coração, cérebro e rins
- 82% das internações cardiológicas são de emergência; proteja o coração
- Deixe o medo de lado: sexo após infarto é bom e faz bem
"Pessoas com pressão alta e os médicos devem estar cientes de que uma boa saúde bucal pode ser tão importante no controle da doença quanto várias intervenções no estilo de vida que ajudam a controlar a pressão arterial, como uma dieta pobre em sal e exercício e controle de peso ", disse Davide Pietropaoli, um dos autores do estudo.
Segundo Pietropaoli, mesmo que o estudo não tenha sido projetado para esclarecer como a doença periodontal interfere no tratamento da pressão arterial, os resultados são consistentes com pesquisas anteriores que relacionam a inflamação bucal com danos nos vasos sanguíneos.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.