Sete marcas de azeite são reprovadas por conter outros óleos
Testes feitos pela Proteste (Associação de Defesa do Consumidor) apontaram que sete produtos vendidos como azeite extravirgem não podem ser considerados azeites, e sim uma mistura de óleos vegetais.
O teste avaliou 60 marcas e as reprovadas foram Barcelona (lote 2275/18), Porto Valência (lote ZP32V18), Casalberto (lote ZI09E01), Olivenza (lote 09973), Faisão Real (lote 001), Do Chefe (lote 0001) e Borgel (lote 006).
VEJA TAMBÉM
- Como eu faço para reduzir o meu colesterol?
- Receita de pipoca sem óleo saudável e suchá de hibisco
- Qual óleo devo usar na cozinha? Veja vantagens e desvantagens
Diante dos resultados, a Proteste ingressou com ações judiciais contra as empresas responsáveis pelos azeites fraudados, com o objetivo de os lotes serem retirados imediatamente do mercado.
A justiça determinou que a marca Borgel --que em 2017 já tinha sido reprovada pelo mesmo motivo -- deve retirar o produto de lote 006, validade 02/01/2020 imediatamente do mercado, sob pena de multa diária de R$ 50 mil caso não faça isso. Quem comprou esse azeite tem direito a pedir o dinheiro de volta.
Azeite sempre deve ser puro
Para ser considerado azeite, não pode apresentar mistura com qualquer outro tipo de óleo. Na embalagem deve conter apenas óleo de oliva.
É importante saber que os extravirgens possuem mais aroma e sabor e nutrientes do que o azeite "comum", além de manter grande parte dos nutrientes da azeitona espremida, sendo livres de solventes e químicas. Veja mais sobre como escolher o melhor azeite para sua saúde aqui.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.