OMS divulga novas recomendações para vacinas contra a gripe
Por conta das mutações sofridas pelos vírus Influenza, novas vacinas contra a gripe são criadas todos os anos. Para 2019, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que as vacinas distribuídas no Hemisfério Sul tenham as seguintes cepas (tipos de vírus):
As vacinas que não estiverem de acordo com as novas especificações não poderão ser comercializadas ou distribuídas no próximo ano.
VEJA TAMBÉM:
- Como não pegar gripe de alguém que vive perto de mim?
- Está espirrando? Será que é gripe ou resfriado? Entenda a diferença
- Entenda por que vitamina C não cura gripe
A forma mais efetiva de se prevenir contra a doença é a vacinação. No entanto, vale lembrar que o vírus Influenza sofre mutações e é imprevisível ter certeza antecipadamente de quais micro-organismos circularão. Por isso, nem sempre a vacina impede a contaminação.
O influenza B representa cerca de 25% das cepas circulantes e causa epidemias, aproximadamente, a cada dois a quatro anos, de acordo com pesquisa científicas.
A vacina influenza trivalente, comumente usadas nas campanhas nacionais de vacinação, contém duas cepas A e uma B. Já a quadrivalente, disponível em clínicas particulares brasileiras desde 2015, proporciona uma maior proteção, pois contêm uma cepa B adicional --ou seja, tem duas A e duas B).
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.