5 alimentos que previnem as pedras na vesícula e reduzem seus sintomas
Colelitíase, cálculo biliar, pedra na vesícula. Independentemente do nome pelo qual se chame esta condição, ela causa uma dor muito forte no lado direito do abdômen e inspira cuidados, pois se não for tratada pode levar até à obstrução intestinal.
As alterações da bile ou do funcionamento da vesícula --fatores que originam as pedras -- estão relacionados a diversos fatores, como obesidade, perda súbita de peso, genética, desequilíbrio hormonal, uso de determinados medicamentos, doenças no fígado, gravidez, diabetes, hipotireoidismo, genética e a dieta.
No entanto, sabe-se que a alimentação pode ser muito importante para evitar o problema ou reduzir os sintomas de quem já o tem, mas ainda não passou pela cirurgia de retirada da vesícula.
Por isso, listamos a seguir os alimentos que você deve consumir para estes fins, com ajuda da gastroenterologista Debora Poli, médica do Hospital Santa Paula (SP) e da nutricionista Roseli Ueno Ninomiya, especialista em equipe multidisciplinar na adolescência pela Unifesp e voluntária do Instituto Horas de Vida.
Coloque no prato
Leguminosas
Alimentos como feijão, grão de bico, ervilhas e lentilha são fontes de fibras que melhoram o trânsito intestinal, ajudam na digestão de gorduras e na redução do colesterol. Como o excesso de colesterol na bile leva à formação de pedras, alimentos que ajudam na sua redução também atuam na prevenção dos cálculos biliares.
Pimenta vermelha
Anti-inflamatória e termogênica, a pimenta vermelha ajuda a reduzir o colesterol e, por isso, é benéfica para o funcionamento da vesícula, dificultando a formação de pedras.
Frutas cítricas
Limão e laranja, entre outras frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C, que ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras. Outras frutas que não são necessariamente do gênero Citrus, mas também contêm boas quantidades da vitamina são acerola e kiwi.
Cafeína
No café, no chá preto ou no chimarrão, a cafeína impede o aumento da concentração de colesterol na vesícula e, assim, a formação dos cristais que levam às pedras no órgão.
Carnes magras
Fontes riquíssimas de proteínas, as carnes são importantes para uma alimentação equilibrada, que permita o bom funcionamento de todos os órgãos --incluindo a vesícula. Mas, para não sobrecarregá-la, é recomendado o consumo de carnes magras, como frango sem pele, coxão duro e patinho sem gordura aparente.
VEJA TAMBÉM:
- Seu estômago não está legal? Comer couve, brócolis e pimenta reduz dores
- Por que minha barriga faz barulhos constrangedores? Tem como evitar?
- Soluções caseiras que realmente funcionam contra cólica, tosse, dor...
Melhor evitar
Maionese
Este alimento é composto basicamente por gordura, sendo pobre em nutrientes, ou seja, dificulta o trabalho da bile e facilita o surgimento de pedras na vesícula.
Embutidos
Mortadela, salame, linguiça e salsicha também são fontes de gordura vazia e sobrecarregam a vesícula, por isso o ideal é evitá-los.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.