Tenho muita dor nas costas. Qual médico devo procurar?
"Qual médico devo procurar para tratar minhas dores nas costas?"
Quando a dor é muito aguda, o ideal é procurar um clínico geral, que provavelmente vai encaminhar você para um especialista mais capacitado para tratar o problema.
Segundo os especialistas consultados pelo UOL VivaBem, a maioria das dores nas costas é de causa ortopédica. O ortopedista é o médico que cuida dos ossos, músculos, articulações e ligamentos.
Um dos principais problemas é a postura inadequada, que pode inflamar o músculo, comprimir o nervo e causar a dor. Também pode ser uma das causas da formação de uma hérnia de disco ou até de escorregamento de vértebra.
Existe ainda um grupo de doenças inflamatórias da coluna vertebral (espondiloartrites) que causam dores nas costas e são tratadas por reumatologistas.
A mais comum é a espondilite anquilosante, que costuma atingir jovens, em sua maioria homens, de 18 a 40 anos. Nesse caso, a dor na coluna vertebral não melhora, mesmo com repouso ou anti-inflamatórios. Por esse motivo, se a sua dor na coluna persistir por 90 dias ou mais e não melhorar, mesmo com os devidos cuidados, é bom procurar um reumatologista.
Fontes: Marco Otani, ortopedista do Centro de Qualidade de Vida, especializado em dor pelo HC -FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); João Paulo Bergamaschi, ortopedista e cirurgião de coluna, membro da Sociedade Brasileira de Coluna; José Roberto Provenza, reumatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.
Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook ? Instagram ? Youtube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.