42% das pessoas não sabem o que é pré-diabetes; entenda o problema
O pré-diabetes é um problema de saúde que merece atenção e atinge quase 15 milhões de indivíduos no Brasil. Apesar disso, 42% das pessoas não sabe o que é a condição e quais são suas consequências, segundo pesquisa feita pelo Ibope com 2 mil entrevistados, a pedido da Merck.
O termo pré-diabetes é utilizado para indicar que um paciente apresenta risco alto para desenvolver diabetes tipo 2. É um estado intermediário entre uma pessoa saudável e alguém que tem a doença, mas que já é capaz de gerar complicações como o pé-diabético e problemas nos olhos, além de estar ligado à hipertensão e problemas renais.
No pré-diabetes, a glicemia (nível de açúcar no sangue) começa a ficar alta. Quando o resultado em jejum varia de 100 a 125 mg/dl, é um sinal de que o paciente pode ter a condição. Nesse caso, é preciso fazer um teste oral de tolerância à glicose, também conhecido como curva glicêmica.
VEJA TAMBÉM
- Uma noite sem dormir já aumenta risco de diabetes
- Perder 5% do seu peso já reduz risco de diabetes
- Pessoas com diabetes podem comer doces à vontade?
Quando a pessoa tem pré-diabetes, o pâncreas começa a produzir insulina em excesso, tentado diminuir o nível de açúcar no organismo. O problema não apresenta sintomas e está associado ao excesso de peso corporal. Por isso, pode ser combatido com mudanças no estilo de vida, como a prática de atividade física —30 minutos por dia, ao menos cinco vezes na semana — e boa alimentação.
E ai está o problema. No levantamento realizado pelo Ibope, 55% das pessoas estão com sobrepeso e 66% dos participantes não fazem exercícios regularmente. "Embora pareça difícil, o simples fato de se exercitar já previne que a pré-diabetes evolua. E quando o quadro avança o estado de saúde da pessoa geralmente já está grave e ela tem que ser tratada com remédios", alerta João Eduardo Nunes Salles, endócrino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook ? Instagram ? YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.