Leite é principal causa de alergia alimentar em crianças de até 5 anos
Muito comum no cardápio dos pequenos, o leite de vaca é o alimento que mais gera alergia em crianças menores de 5 anos, segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos. O trabalho foi realizado por cientistas da Universidade Northwestern e apresentado no encontro anual do American College of Allergy, Asthma and Immunology (ACAAI).
O estudo, que ouviu mais de 53 mil pais, revela que a alergia ao leite é mais comum nos primeiros anos de vida e diminui consideravelmente conforme a criança cresce:
- Até 1 ano, 53% tem o problema;
- De 1 a 2 anos, 41%;
- De 3 a 5 anos, 34%;
- E de 11 a 17 anos, 15%.
VEJA TAMBÉM
- Intolerância à lactose pode causar gases, cólicas e diarreia
- Leite fermentado é probiótico? Por que vem num frasco tão pequeno?
- IGTV VivaBem: sua muito? Bicarbonato e outras táticas naturais evitam cheiro ruim?
Os cientistas ressaltam que nenhum alimento deve ser retirado do cardápio das crianças por suspeita de alergia sem orientação médica. Também explicam que os números do estudo só servem de alerta e não são tão precisos, pois os casos de alergia foram identificados pelos pais e não por um exame. Muitas vezes, existe uma confusão e a criança tem apenas uma intolerância ao leite e não alergia, por isso o problema deve ser confirmado por um especialista.
"Qualquer alergia alimentar tem um grande impacto em uma casa, incluindo maior custo com a comida e qualidade de vida. A criança com o problema precisa receber conselhos sobre como evitar o leite sem cortar desnecessariamente alimentos, para não deixar de ingerir nutrientes importantes", Ruchi Gupta, um dos autores do trabalho.
Qual a diferença entre alergia e intolerância?
As alergias alimentares ocorrem devido a uma reação do sistema imunológico contra proteínas presentes nos alimentos. É como se o corpo visse a comida, a reconhecesse como inimiga e "partisse para a briga".
Entre as reações mais comuns estão coceiras, dor de cabeça, manchas vermelhas, inchaços nos olhos e boca, diarreia e vômitos imediatos. Em casos mais graves, a pessoa pode sofrer uma edema de glote, inchaço que impede a respiração.
Já a intolerância acontece quando o organismo tem dificuldade de processar determinado alimento. O problema é mais comum do que a alergia e pode ter diversos sinais. Entre os mais comuns estão flatulência, cólicas, inchaço, dor no estômago e diarreia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.