"Perder peso só com alimentação é uma batalha perdida", diz Drauzio Varella
Se antes o Brasil era assolado pela fome, hoje mais da metade da população está com sobrepeso. A negligência com a balança, óbvio, impacta também nos gastos do governo com a saúde, que já são precários.
"É mais fácil você lidar com a desnutrição do que lidar com a obesidade. Existem mecanismos fisiológicos que protegem o ganho de peso", diz o médico Drauzio Varella, parceiro do UOL VivaBem. Por isso ele afirma que buscar a "perda de peso apenas mudando a alimentação é uma batalha perdida". E dá dicas para ajudar nessa meta:
- "Você não pode comer tudo que te oferecem", diz o especialista. Hoje a comida está acessível em todos os lugares e é muito fácil cair na tentação e não ter mais regras alimentares;
- Não fique o dia todo sentado, pois o sedentarismo faz muito mal. Sem atividade feita com disciplina, o controle de peso e a saúde serão mais difíceis.
São questões que já até ouvimos falar, mas são difíceis de aplicar. E para ajudar, a medicina não sabe tratar a doença, segundo ele. "O médico diz para você comer com moderação, mas se você conseguisse fazer isso, não estava indo a um especialista".
VEJA TAMBÉM:
- Existem quatro subtipos de obesidade, segundo novo estudo
- Estudo mostra que gordura abdominal pode aumentar risco de câncer
- IGTV VivaBem: sabia que o que você comer pode alterar o cheiro do xixi?
A complexa discussão é um dos temas da segunda temporada de "O Sistema, um retrato da saúde no Brasil", websérie exibida no canal de Varella no Youtube. O projeto conta com cinco episódios e retrata o impacto de alguns dos maiores problemas de saúde do país --da obesidade ao uso de crack-- no SUS (Sistema Único de Saúde).
O UOL VivaBem conversou com o médico sobre o capítulo "O país do sobrepeso", que vai ao ar no dia 12 de dezembro.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.