Homem leva soco e fica com "estrela" no olho; conheça a catarata de roseta
Na Índia, um homem levou um soco no lado esquerdo do rosto durante uma briga e, como aquela expressão diz, ele viu estrelas com a dor da pancada. Passados alguns dias do trauma, o indiano de 36 anos foi ao hospital por não estar se sentindo tão bem. O resultado dos exames surpreendeu os oftalmologistas, uma vez que o paciente tinha, literalmente, uma estrela no olho machucado.
O homem desenvolveu o que é conhecido como "catarata de roseta", nome dado para catarata ou turvação da lente do olho que fica com aparência de estrela ou flor. A análise do caso foi publicada no jornal científico BMJ Case Reports.
Geralmente, a catarata se forma aos poucos com a idade, por isso é uma doença mais comum em idosos. Uma vez que envelhecemos, as proteínas encontradas no cristalino do olho podem se aglomerar e embaçar a visão. Em pessoas mais jovens, a catarata acontece tipicamente quando há algum tipo de lesão física nos olhos ou na cabeça.
Os laudos do indiano mostram que ele levou um soco no lado esquerdo do rosto, em torno da área da têmpora, e não diretamente nos olhos. O impacto físico de ser atingido na cara gerou ondas de choque que viajaram pelos ossos e atingiram a têmpora de seu olho esquerdo. Essas ondas de choque interromperam o arranjo normal das fibras e proteínas encontradas na lente dos olhos, e causou uma "opacificação" em padrão de estrelinha.
O médico Rohan Singh, do Departamento Médico da Universidade de Chandigarh, na Índia, tratou o paciente com estrela nos olhos e comentou que casos como esses são raros, principalmente os que se formam nos primeiros dias após o trauma.
No caso estudado, os sintomas incluíram vermelhidão, dor e visão progressivamente pior no olho esquerdo, que começaram de seis a sete horas após o soco na cara. Foi cada vez mais difícil enxergar, e por isso ele procurou ajuda médica.
A estrela não pode ser vista a olho nu, é preciso um equipamento especial para diagnosticá-la, mas a imagem fica tão nítida que Singh comentou que foi possível contar que a estrela tinha cinco pontas. O médico afirmou ainda que a catarata do homem teria continuado a crescer se ele não tivesse buscado ajuda rápida, e traria mais sintomas, como sensibilidade à luz.
Para o tratamento, os oftalmologistas realizaram uma cirurgia que remove a catarata e implanta uma nova lente. Uma semana após a cirurgia, o paciente já tinha recuperado sua visão.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.