Ingerir spirulina ajuda a reduzir pressão arterial, diz estudo
Por seu alto teor de proteínas, ferro e outros nutrientes, o uso da spirulina, uma biomassa de cianobactérias, como suplemento alimentar tem se tornado cada vez mais popular, o que levou pesquisadores a examinar seus possíveis benefícios para a saúde.
Pesquisas anteriores demonstraram que ela tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda a controlar os níveis de glicose e lipídios no sangue, reduz os sintomas da rinite alérgica e até protege contra alguns tipos de câncer.
Agora, um estudo recente publicado no periódico Hypertension mostra que a spirulina também pode ajudar a reduzir a pressão arterial.
Para entender exatamente como ela como ele interage com os vasos sanguíneos para produzir esse benefício, os pesquisadores simularam os efeitos da digestão na spirulina. "Nós reproduzimos o que acontece no intestino humano depois de ingerir a substância", explica o principal autor do artigo, Albino Carrizzo.
Em seguida, os cientistas testaram a spirulina "digerida" em artérias de camundongos. Como o esperado, a spirulina causou relaxamento das artérias; um efeito mediado pelo óxido nítrico, que desempenha um papel vital na manutenção da pressão arterial saudável e cuja a falta pode ser a causa hipertensão.
A pesquisa ainda está em curso, mas os responsáveis esperam que, após testes mais extensos, a pesquisa possa resultar em benefícios que mudarão a realidade de pessoas que sofrem com pressão arterial alta.
VivaBem no Verão
O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!
Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.