Ganho de peso excessivo na gestação aumenta risco de obesidade no pós-parto
Um novo estudo revelou que mulheres que ganham peso excessivo durante a gestação têm maiores chances de ficarem obesas no pós-parto, independentemente do seu peso antes da gravidez. A pesquisa foi publicada no periódico International Journal of Obesity na terça-feira (8).
A questão está na quantidade de gordura consumida durante a gestação. De acordo com os cientistas, o estudo mostrou que, mesmo com uma dieta normal três meses após o parto, camundongos prenhes que receberam uma dieta rica em gordura durante a gravidez pesaram duas vezes acima dos níveis de controle, nove meses após darem à luz.
Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, alimentaram parte dos animais com uma dieta rica em gordura durante a gestação e a outra metade funcionou como grupo de controle. Todos os ratos fizeram exames de sua composição corporal e metabolismo energético.
Após o parto, os camundongos tratados com dieta gordurosa rapidamente voltaram ao peso normal. No entanto, três meses depois, eles começaram a ganhar significativamente mais gordura corporal, mesmo com ração regular.
A explicação, de acordo com o autor sênior Jianhua Shao, professor do departamento de pediatria da universidade, está no metabolismo. "Os dados demonstram que a obesidade pós-parto não é simplesmente uma extensão do ganho de gordura ou retenção de gordura induzida pela gravidez, mas sim uma mudança fundamental no metabolismo materno, que resulta em menos energia gasta e mais peso."
Shao e seus colegas descobriram que houve uma diminuição significativa no estrogênio em tecidos adiposos brancos e marrons no grupo alimentado com gordura durante a gravidez. Eles sugerem que a redução da sinalização estrogênica se desenvolve gradualmente após a gravidez e o parto devido ao lento processo de renovação das células adiposas.
Dado que o estrogênio desempenha um papel importante no desenvolvimento de gordura e no metabolismo energético, o comprometimento da sinalização estrogênica dentro da gordura pode fornecer um mecanismo para obesidade pós-parto a longo prazo induzida por ganho de peso excessivo.
O próximo passo é verificar se o mesmo ocorre em humanos. Se confirmado, Shao afirma que isso "nos levará a definir uma nova causa de obesidade em mulheres após a gravidez e revelará uma nova janela vulnerável para a reprogramação do metabolismo energético durante a vida adulta".
VivaBem no Verão
O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!
Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.