Mamadeira ou seio? Forma de alimentar bebê determina se será destro ou não
Amamentar é muito importante por influenciar na saúde do bebê e, de acordo com o Ministério da Saúde, melhorar os anticorpos, diminuir risco de hipertensão, diabetes ou colesterol alto. Mas não para por aí, uma nova pesquisa mostrou que amamentar também pode influenciar se o bebê será destro ou canhoto.
Ao fazer uma revisão de estudos que reuniam dados de mais de 60 mil mães e nenéns, pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostraram que aqueles acostumados com o seio -e não com mamadeiras- têm maiores chances de serem destros.
Para chegar nessa conclusão, os cientistas colheram informações sobre a duração da amamentação no peito e a continuidade com a mamadeira.
Eles descobriram que se os bebês eram amamentados (no peito) por mais de um mês já apresentavam 9% menos chances de usarem melhor a mão esquerda, enquanto os que foram amamentados por seis meses tiveram uma chance 15% menor, e os que se alimentaram pelo seio da mãe até os nove meses tinham chance 22% menor de serem canhotos.
Após nove meses de amamentação, os cientistas não associaram reduções adicionais na prevalência de destros ou canhotos. Assim, concluíram que a janela da idade crítica para estabelecer a dominância em um dos lados do corpo inclui os primeiros nove meses da infância e é, em parte, determinada pela educação.
O estudo afirma que a amamentação otimiza o processo que o cérebro sofre para concretizar a lateralidade. Lateralidade, por sua vez, é exatamente o que causa essa predisposição a ter uma preferência de uso de um dos lados, e pode estar ligada a dominância de um dos hemisférios cerebrais.
"Descobertas anteriores sugerem que o período crítico de lateralização cerebral, a janela de tempo em que a lateralização do cérebro é suscetível à nutrição, começa em algum momento antes do terceiro mês do útero. Agora, mostramos que esse processo da lateralidade termina antes dos nove meses de idade," explicaram os responsáveis pela análise.
Resumindo, a amamentação pode potencializar a lateralização para determinar se o neném será destro ou canhoto antes do seu primeiro ano de vida.
Por fim, o texto deixa claro que a amamentação por si só não é capaz de ditar a mão que uma criança será favorecida mais tarde na vida, pois isso também depende da vida fetal e, pelo menos parcialmente, da genética.
VivaBem no Verão
O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!
Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.