#SemFrescura: por que a gente arrota? E por que alguns fedem?
Você pode até tentar disfarçar, mas às vezes não tem como segurar e o arroto escapa --provavelmente depois de um bom gole de refrigerante, né? O barulho é chato para alguns e motivo de risada para outros. E muita gente se pergunta se o corpo reage assim só para nos envergonhar mesmo.
Mas o arroto tem uma função: ele aparece quando precisamos eliminar o excesso de gases acumulados no estômago, que pode se dar por motivos normais, como quando engolimos ar enquanto comemos, ingerimos bebidas com gás ou mascamos chiclete.
Tem ainda uns alimentos que favorecem a produção de gases (e os arrotos), como cebola, feijão, alho e couve-flor, e até algumas bebidas, como vinho e café.
Mas é importante ficar atento aos sintomas, arrotar também pode ser sinal de algumas doenças e um médico pode te ajudar a freá-los.
Veja dicas e mistérios desse barulho no vídeo acima, com informações de Fábio Kassab, gastroenterologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Alexandre Sakano, gastro-cirurgião da Beneficência Portuguesa de São Paulo. O roteiro é de Rodrigo Lara.
Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.
VivaBem no Verão
O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!
Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.